Dois em um
(Eu particularmente ADOREI essa idéia)
Graças à profundidade de 70 cm, foi possível instalar, sob a escada, um depósito e um móvel para os objetos decorativos. Na parte de trás, há o depósito de 40 cm, em que ficam armazenados enfeites de natal, vasos e fotografias. Para facilitar o acesso a essas caixas, a estante, que acompanha o desenho do espaço e ocupa apenas 30 cm de profundidade do vão, ganhou rodízios. Atenção: antes de instalar prateleiras no vão da escada, certifique-se de que não haverá canos por trás das paredes. Projeto de Ricardo Caminada.
Revestida de pau-marfim, a parte inferior da escada (com 2,75 x 1,44 x 0,75 m) se apoia numa estrutura de madeira. Dentro dela, foram embutidas 13 gavetas. Com 16 cm de altura e 50 cm de largura, essas peças não alcançam o fundo da escada: têm 45 cm de profundidade. Um patamar (com 1,60 x 0,18 x 0,75 m) leva ao segundo lance, de estrutura metálica. Para sustentar esse bloco, instalou-se uma viga no teto. Projeto de Romildo Silva Filho.
Na reforma, preservou-se a estrutura de concreto da escada, mas ela foi revestida de peroba-mica. A mesma madeira foi usada no painel da base, que é apenas decorativo, pois não ampara a escada. Prateleiras e uma bancada, utilizadas como bar, aproveitam o vão (na área onde ele tem entre 0,87 e 1,92 m de altura). Embaixo da bancada, há armários – os frisos ajudam a ocultar as portas. Projeto de Alexandre Monteiro e Paula NederLareira

Fonte: casa.com.br












